segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Química Orgânica

Atenção!

Tem alguns alunos que ficaram devendo lista de exercício e relatório, por isso da nota baixa no trabalho.

Estarei aceitando até a próxima quarta.

Att.

Prof. Vanessa

Biologia Celular trabalho manuscrito

O Estudo Dirigido deve ser feito à mão e individualmente. Entrega no dia da 1º avaliação.

1) Caracterizar as etapas do ciclo celular com suas respectivas fases.
2) Cite alguns exemplos de células que possuem o período G1 excepcionalmente longo e explique por que isto ocorre.
3) Descreva a estrutura da membrana nuclear e explique como o material genético da célula se apresenta:
a) durante a interfase →
b) Durante a divisão celular→

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Matéria nova de Biologia Celular

Mitose
A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somática vegetais e animais. É um processo continuo que é dividido didaticamente em 5 fases: Profáse, metáfase, anáfase, telófase, nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma. O desenvolvimento das sucessivas fases da mitose são dependentes dos componentes do aparelho mitótico
Aparelho Mitótico.
O aparelho mitótico é constituído pelos fusos, centríolos, ásteres e cromossomos. O áster é um grupo de microtúbulos irradiados que convergem em direção do centríolo.
As fibras do fuso são constituídas por:
1. microtúbulos polares que se originam no polo.
2. Microtúbulos cinetecóricos, que se originam nos cinetecóro
3. Microtúbulos livres.
Cada cromossoma é composto por duas estruturas simétricas: as cromátides, cada uma delas contém uma única molécula de DNA. As cromátides estão ligadas entre si através do centrômero, que é uma região do cromossoma que se liga ao fuso mitótico, e se localiza num segmento mais fino denominado de constricção primária.
Fases da Mitose
PROFÁSE: Nesta fase cada cromossoma é composto pôr 2 cromátides resultantes da duplicação do DNA no período S. Estas cromátides estão unidas pelos filamentos do centrômero. A Profáse caracteriza-se pela contração dos cromossomas, que tornam-se mais curtos e grossos devido ao processo de enrolamento ou helicoidização.
Os nucléolos se desorganizam e os contríolos, que foram duplicados durante a interfase, migram um par para cada polo celular.
O citoesqueleto se desorganiza e seus elementos vão constituir -se no principal componente do fuso mitótico que inicia sua formação do lado de fora do núcleo. O fuso mitótico é uma estrutura bipolar composta por microtúbulos e proteínas associadas. O final da Profáse, também é denominada de pré-metáfase, sendo a principal característica desta fase, o desmembramento do envoltório nuclear em pequenas vesículas que se espalham pelo citoplasma.
O fuso é formado por microtúbulos ancorados nos centrossomas e que crescem em todas as direções. Quando os MT dos centrossomos opostos interagem na Zona de sobreposição, proteínas especializadas estabilizam o crescimento dos MT.Os cinetecoros ligam-se na extremidade de crescimento dos MT.
O fuso agora entra na região do nuclear e inicia-se o alinhamento dos cromossomos para o plano equatorial.
METÁFASE: Nesta fase os cromossomas duplos ocupam o plano equatorial do aparelho mitótico.
Os cromossomas adotam uma orientação radial, formando a placa equatorial. Os cinetocoros das duas cromátides estão voltados para os polos opostos. Ocorre um equilíbrio de forças.
ANÁFASE: Inicia-se quando os crentrômeros tornam-se funcionalmente duplos. Com a separação dos centrômeros, as cromátides separam-se e iniciam sua migração em direção aos polos. O centrômero precede o resto da cromátide. Os cromossomas são puxados pelas fibras do fuso e assumem um formato característico em V ou L dependendo do tipo de cromossoma. A anáfase caracteriza-se pela migração polar dos cromossomas.
Os cromossomos movem-se na mesma velocidade cerca de 1 micrômetro por minuto.
TELÔFASE: A telófase inicia-se quando os cromosomas-filhos alcançam os polos. Os MT cinetocóricos desaparecem e os MT polares alongam-se. Os cromossomas começam a se desenrolar, num processo inverso a Profáse. Estes cromossomas agrupam-se em massas de cromatina que são circundadas pôr cisternas de RE, os quais se fundem para formar um novo envoltório nuclear.
CITOCINESE: É o processo de clivagem e separação do citoplasma. A citocinese tem início na anáfase e termina após a tolófase com a formação das células filhas.
Em células animais forma-se uma constricção, ao nível da zona equatorial da célula mãe, que progride e estrangula o citoplasma. Esta constrição é devida a interação molecular de actina e miosina e microtúbulos. Como resultado de uma divisão mitótica teremos 2 células filhas com numero de cromossomas iguais a da célula mãe

Veja Mais: Ciclo da Mitose
Atividade de Síntese no Ciclo Celular
O conteúdo de proteínas total de uma célula típica aumenta mais ou menos continuamente durante o ciclo. Da mesma maneira a síntese de RNA continua constante, com exceção da Fase M, a maioria das proteínas são sintetizadas durante as diferentes fases do ciclo, portanto o crescimento é um processo contínuo e constante, interrompido brevemente na fase M, quando o núcleo e a célula se dividem.
O período mitótico caracteriza-se pela baixa atividade bioquímica; durante este período a maior parte da atividades metabólicas, e em especial a síntese de macromoléculas, esta deprimida. Neste sentido não se observou nenhuma síntese de DNA durante o período mitótico, enquanto que a intensidade da síntese de RNA e proteínas se reduz de maneira marcante na prófase, mantendo-se em níveis mínimos durante a metáfase e anáfase; com a telófase reinicia-se a síntese de RNA e no final desta etapa, com o começo de G1, se restaura a intensidade de síntese de proteínas. É fácil compreender a queda de síntese de RNA que caracteriza a mitose, pois a condensação da cromatina para formar cromossomas deve bloquear a possibilidade de transcrição.

Meiose
Organismos simples podem reproduzir-se através de divisões simples. Este tipo de reprodução assexuada é simples e direta e produz organismos geneticamente iguais. A reprodução sexual por sua vez, envolve uma mistura de genomas de 2 indivíduos, para produzir um indivíduo que diferem geneticamente de seus parentais.
O ciclo reprodutivo sexual envolve a alternância de gerações de células haplóides, com gerações de células diplóides. A mistura de genomas é realizada pela fusão de células haplóides que formam células diplóides. Posteriormente novas células diplóides são geradas quando os descendentes de células diplóides se dividem pelo processo de meiose.
Com exceção dos cromossomos que determinam o sexo, um núcleo de célula diplóide contém 2 versões similares de cada cromossomo autossomo, um cromossomo paterno e 1 cromossoma materno. Essas duas versões são chamadas de homologas, e na maioria das células possuem existência como cromossomos independentes. Essas duas versões são denominadas de homólogos. Quando o DNA é duplicado pelo processo de replicação, cada um desses cromossomos é replicado dando origem as cromátides que são então separadas durante a anáfase e migram para os polos celulares. Desta maneira cada célula filha recebe uma cópia do cromossomo paterno e uma cópia do cromossoma materno.
Vimos que a mitose resulta em células com o mesmo número de cromossomas, se ocorre - se a fusão dessas células, teríamos como resultado células com o dobro de cromossomas e isso ocorreria em progressão. Exemplificando: O homem possui 46 cromossomas, a fusão resultaria em uma célula com 92 cromossomas. A meiose desenvolveu-se para evitar essa progressão.
A meiose ( meioum = diminuir ) ocorre nas células produtoras de gametas. Os gametas masculinos e femininos ( espermatozóides e óvulos ) que são produzidos nos testículos e ovários respectivamente as gônadas femininas e masculinas. Os gametas se originam de células denominadas espermatogonias e ovogonias.
A meiose é precedida por um período de interfase ( G1, S, G2 ) com eventos semelhantes aos observados na mitose.
As espermatogônias e ovogônias, que são células diplóides, sofrem sucessivas divisões mitóticas. As células filhas dessas células desenvolvem ciclo celular, e num determinado momento da fase G2 do ciclo celular ocorrem alterações que levam as células a entrar em meiose e darem origem a células háploides ou seja células que possuem a metade do número ( n) de cromossomas da espécie. A regulação do processo meiótico inicia-se durante a fase mitótica, onde observam-se: 1) Período S longo; 2) aumento do volume nuclear. Experimentalmente demonstra-se que eventos decisivos ocorrem em G2, devido a ativação de sítios únicos para a meiose. Podemos definir meiose como sendo o processo pelo qual número de cromossomos é reduzido a metade.
Na meiose o cromossomo produzido possui apenas a metade do número de cromossomos, ou seja somente um cromossomo no lugar de um par de homólogos. O gameta é dotado de uma cópia do cromossoma materno ou paterno.
A meiose é um processo que envolve 2 divisões celulares com somente uma duplicação de cromossomas.
Fases da Meiose
A meiose ocorre apenas nas células das linhagens germinativas masculina e feminina e é constituída por duas divisões celulares: Meiose I e Meiose II.
INTÉRFASE

Antes do início da meiose I as células passam por um processo semelhante ao que ocorre durante a intérfase das células somáticas. Os núcleos passam pelo intervalo G1, que precede o período de síntese de DNA, período S, quando o teor de DNA é duplicado, e pelo intervalo G2.

Meiose I
A meiose I é subdividida em quatro fases, denominadas: Prófase I, Metáfase I, Anáfase I, Telófase I
PRÓFASE I

A prófase I é de longa duração e muito complexa. Os cromossomos homólogos se associam formando pares, ocorrendo permuta (crossing-over) de material genético entre eles. Vários estágios são definidos durante esta fase: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese.
- Leptóteno
Os cromossomos tornam-se visíveis como delgados fios que começam a se condensar, mas ainda formam um denso emaranhado. Nesta fase inicial , as duas cromátides- irmãs de cada cromossomo estão alinhadas tão intimamente que não são ditinguíveis.
- Zigóteno
Os cromossomos homólogos começam a combinar-se estreitamente ao longo de toda a sua extensão. O processo de pareamento ou sinapse é muito preciso.
- Paquíteno
Os cromossomos tornam-se bem mais espiralados. O pareamento é completo e cada par de homólogos aparece como um bivalente ( às vezes denominados tétrade porque contém quatro cromátides)
Neste estágio ocorre o crossing-over, ou seja, a troca de segmentos homólogos entre cromátides não irmãs de um par de cromossomos homólogos.
- Diplóteno
Ocorre o afastamento dos cromossomos homólogos que constituem os bivalentes. Embora os cromossomos homólogos se separem, seus centrômeros permanecem intactos, de modo que cada conjunto de cromátides-irmãs continua ligado inicialmente. Depois, os dois homólogos de cada bivalente mantêm-se unidos apenas nos pontos denominados quiasmas (cruzes).
- Diacinese
Neste estágio os cromossomos atingem a condensação máxima.
METÁFASE I

Há o desaparecimento da membrana nuclear. Forma-se um fuso e os cromosomos pareados se alinham no plano equatorial da célula com seus centrômeros orientados para pólos diferentes.
ANÁFASE I

Os dois membros de cada bivalente se separam e seus respectivos centrômeros com as cromátides-irmãs fixadas são puxados para pólos opostos da célula.
Os bivalentes distribuem-se independentemente uns dos outros e, em consequência, os conjuntos paterno e materno originais são separados em combinações aleatórias.

TELÓFASE I

Nesta fase os dois conjuntos haplóides de cromossomos se agrupam nos pólos opostos da célula.
Meiose II
A meiose II tem início nas células resultantes da telófase I, sem que ocorra a Intérfase. A meiose II também é constituída por quatro fases:
PRÓFASE II

É bem simplificada, visto que os cromossomos não perdem a sua condensação durante a telófase I. Assim, depois da formação do fuso e do desaparecimento da membrana nuclear, as células resultantes entram logo na metáfase II.
METÁFASE II

Os 23 cromossomos subdivididos em duas cromátides unidas por um centrômero prendem-se ao fuso.
ANÁFASE II

Após a divisão dos centrômeros as cromátides de cada cromossomo migram para pólos opostos.

TELÓFASE II

Forma-se uma membrana nuclear ao redor de cada conjunto de cromátides.
Autoria: Thais Duarte

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Química Analitica

5- Que massa, em gramas, de sal de cozinha contendo 15% de umidade deve ser pesada de modo a consumir em uma titulação com AgNO3 0,0502 mol/L, cerca de 100mL da solução de titulante? Dado MMnacl=58,5g/mol (0,033695g). M=? V=0,1 L MM=58,5g/mol m/MM=C.V$ m/58,5=0,0502.(0,1)$ m=0,029367$=(0,029367 100)/( x 15) $x=4.4050x〖10〗^(-3 ) $m+m=0,033772g 6-Uma amostra de KCl puro pesando 3,8460g foi pesada e dissolvida em 500,00 mL de solução. 20,0mL desta solução são titulados com 18,4mL de solução de AgNO3. Qual é a concentração das duas soluções em mol/L Dado:MMkcl=74,6g/mol (KCl)=0,103mol/L;(AgNO3)=0,1121mol/L) (AgNO3)=0,1121mol/L mKCl=3,8460 V SC=0,5L MM+74,6g/moL Método de Mohr – solução(KCl puro=3,8460g__0,5ml) v=0,0184C C=? MM=74,6g/mol mKCl=3,8460 V sç=0,5L C KCl=? No P.E { Nºmols de AgNO3=Nº mol KCl $ C AgNO3.V AgNO3=C KCl.V KCl C AgNO3 . 0,0184=0,02 . 0,103$ AgNO3 . 0,0184=0,0206$C AgNO3=0,00206/0,0184 $ C=0,112mol/L $ C=M/(MM.V)=3,8460/(74,6 . 0,5) $ C=0,103mol/L 7) Calcule a concentração mol/L de uma solução de NH4SCN sabendo-se que 25,0ml reagem com o mesmo volume de uma solução de AgNO3 preparada dissolvendo-se 2,6970g deste sal em 250,0mL da solução. Dado: MMagno3=169,87g/mol.(0,0634 mol/L)No P.E nºmols NH4SCN=Nºmols AgNO3 #MM=AgNO3=167,87$m=2,6976# V=0,025# m/MM=C.V$ 2,6970/169,87=C.0,0025$ 0, 0158=C.0, 025 $ 0,0158/0,025=C $ C=0,6350 mol/L 8) Uma amostra de manteiga de massa igual a 500,0mg foi aquecida e vigorosamente agitada com água. O material insolúvel em água foi removido por filtração e a porção aquosa foi acidificada com HNO3 1,0 mol/L. Após adição do indicador (Fe(No3)3, 0,025 mol/L) em quantidade adequada, essa solução foi tratada com 10,00 mL de nitrato de prata (AgNO3) 0,1755 mol/L para precipitar íons cloreto(Cl^- ). Foram necessários 14,22mL de tiocianato de potássio (KSCN) 0,1006 mol/L para titular o execesso de prata. Calcular a percentagem de NaCl presente na amostra de manteiga. Dados: MMnacl= 58,5b/mol. (3,79%).C.V=mNaCl/MMNaCl +C.V $ 0,1755. 0,01=mNaCl/58,5 + 0,1006.0,01422$ mNaCl=(3,245x〖10〗^(-3)– 1,4305x〖10〗^(-3)).58,5$ mNaCl=3,245x〖10〗^(-4) . 58,5 = 0,01898g de NaCl # (0,500g________100%)/(0,01898g____________ X ) $ X=3,796% 9) A determinação de cloreto, brometo, iodeto e tiocianato através de retrotitulação, usando nitrato de prata em excesso, tiocianato de potássio como titulante e alúmen férrico como indicador, é chamado de Método de Volhard indireto. Calcule a concentração de cloreto em glL em uma amostra de água do mar que foi titulada da seguinte maneira: uma alíquota de 10,00 mL da amostra foi tratada com 15,00 de solução de nitrato de prata 0,1182 mo1/L O excesso de prata foi titulada com tiocianato de potássio 0,1010 mol/L recentemente padronizada e houve gasto de 2,38 mL para alcançar o ponto final, isto é, onde ocorreu a formação do complexo vermelho [Fe(SCN)2+], proveniente da reação indicadora. Dados: MMCl- = 35,5 g/mol. (5,44 g/L) CAg.VAg=(mCl^-)/MMCl+CKSCN.VKSCN $ 0,1182 . 0,015= (mCl^-)/35,5+0,1010.0,00238 $ 1,773x〖10〗^(-3)=(mCl^-)/35,5+2,4038x〖10〗^(-4) $ mCl^-=-2,4038x〖10〗^(-4).1,773x〖10〗^(-4) $ mCl^-=1,533x〖10〗^(-3).35,5 $ mCl^-=0,0544g em 0,01L # (0,0544g_____________0,01L)/(X_________________1L) $ X=5,44g/L 10)-O iodeto contido em uma amostra de iodeto de potássio foi analisado pelo métodode volhard. Uma amostra pesnado 1,9752 g foi dissolvida e a esta solução foram adicionados 50,00mL de solução 0,2319 mol/L de nitrato de prata. A prata restante em solução consumiu 4,25 mL de tiocianato de potássio 0,1123 mol/L para sua titulação. Qual é o teor percentual de KI na amostra origina? Dados: MMki=166g/mol (93,43%). Nºmols AgNO3=NºmolsKI+NºmolsKSCN #V.C=mKi/MM+C.V $ 0,05.0,2319= mKi/166+4,25x〖10〗^(-3) $ 0,011595= mKi/166+,77275x〖10〗^(-4) $- mKi/166=-4,7727x〖10〗^(-4)– 0,011595$ mKi/166=0,0111#mKi=1,8455$ (1,9752_________100%)/(1,8455______________x) # X=93,43% 11)Uma amostra de uma liga de bismuto pesando 1,023g foi pesada e dissolvida em HNO3. O bismuto foi precipitado como BiOCl e separado da solução por filtração. O precipitado foi lavado e dissolvido em HNO3 e tratado com 10,00 mL de AgNO3 0,1498,ol/L precipitando AgCl. O excesso de AgNO3 foi titulado com 12,92mL de KSCN 0,1008 mol/L. Calcule a massa de Bi na amostra. Dados: MMbi=209g/mol.(4%). AgNO3(MM=209g/mol C=0,1498mol/L V=0,01) # m=1,023g # KSCN( V=0,01292 C=0,1008mol/L)# No P.E Bi=Nº mol de AgNO3 de AgNO3+Nº mol KSCN# C.V=m/MM+C.V $0,1498.0,01= m/209+0,01292 .0,1008$ 1,498x〖10〗^(-3)=m/209+1,30233x〖10〗^(-3)$ -m/209=1,498x〖10〗^(-3)– 1,30233x〖10〗^(-3)$ m/209=1,9567x〖10〗^(-4) $ m=0,04089# ( 1,023________100%)/(0,04089_____________X) X=3,99% 12) Um laboratório de análise ambiental recebeu uma amostra de água residual de uma industria de papel, contendo um teor desconhecido de sulfeto. Para descartar esta água a industria tem de destruir este sulfeto por um tratamento com peróxido de hidrogênio e para isso necessita saber quanto existe de sulfeto dissolvido. Para a análise, uma amostra de AgNO3 0,1000mol/L, sendo a reação dada por: Dado: MMs=32,1 g/mol. Determine a concentração de sulfeto na amostra inicial em mol/L e g/L. (resposta 1,12g/L e 0,0348mol/L) #C.V=2m/MM $ 0,1 .0,0035= 2m/32,1 $ 3,5x〖10〗^(-4)=2m/32,1 $2m=0,011235$ m=0,011235/2 $ m=5,6175x〖10〗^(-3)# C=m/MM.V $ C=(5,6175x〖10〗^(-3))/(32,1 . 0,05) C=3,5x〖10〗^(-3) mol/l # C .MM=3,5x〖10〗^(-3).32,1 = 0,112g/L 13) O inseticida Neguvon, amplamente usado para controles de pragas na agricultura e no controle de parasitas em animais domésticos, mostra um alta solubilidade em água (154g/L a 25ºC) e seu controle ambiental pode ser feito por meio da titulação pelo uso do método de Volhard, do íon cloreto resultante da hidrólise do composto com uma solução básica em álcool. Uma amostra de 1,5680g do produto técnico foi convenientemente preparada, e a seguir adicionaram-se 50,00 mL de uma solução de AgNO3 0,1000 mol/L. O excesso de íons Ag^+ foi titulado com uma solução de KSCN 0,05000 mol/L gastando 1,50mL para atingir o ponto final da titulação. Determinar a porcentagem de pureza do produto analisado. Dados: MM neguvon=275,32g/mol; MMcl^-=35,5g/mol. (resposta: 76,82%). Nºmol AgNo3=Nºmol íon à dissociar + Nº tiocianaa#V.C=M/MM+V.C$0,5.01= M/MM+V.C $ 0,5.0,1= M/35,5+0,05 . 0,0125 $ - m/35,5=6,25x〖10〗^(-4)– 5x〖10〗^(-3) $ m/35,5=4,375x〖10〗^(-3) $m=0,155g#m/MM=m/MM $ m/275,32=0,155/35,5 $ 35,5m=42,6746$m=1,202g . (1,5680g___________100)/(1,202___________X) X=76,66%

Biologia Celular!!

Autotrófico – Organismo vivo capaz de produzir seu próprio
alimento. Ex.: vegetais.Heterotrófico – Organismo vivo
que não é capaz de produzir seu próprio alimento
. Ex.: animais.Célula Procarionte – Não possui membrana
nuclear separando os cromossomos do citoplasma Célula
Eucariota – Núcleo individualizado separando do
citoplasma por membrana.Cílios - são pequenos pelos,
q auxiliam principalmente a transportar materiais
, ex: cílios na parece unerina, q "carregam" o ovulo
Flagelos são como se fossem "rabinhos" q ajudam
na locomoção da célula ex: espermatozóide.DNA –
acido nucléico q carrega informações genéticas RNA,
ou ácido ribonucleico, é uma molécula em cadeia
simples, apresentando uma estrutura primária
semelhante à do DNA. Vírus – Entidades infecciosas
não celulares cujos genomas são constituídos de
DNA e RNA, são parasitas, não apresentam
estrutura celular. Farmatica- transgênicas antibióticos
Bebidas – fermentação Alimentícia – lactilus.estetica
rotox toxina Botulínica microvilosidades são
desdobramentos regulares da membrana plasmática
e o material citoplasmático contém feixes de
microfilamentos de actina dispostos paralelamente
, que auxiliam na sua estruturação. Por exemplo
, as microvilosidades estão presentes na superfície
apical (domínio apical) das células que compõe o
epitélio do intestino delgado humano e servem para
aumentar a superfície de absorção dos alimentos.

Química Orgânica

hidrocarboneto(H.o)Alcool(OH. ol)Cetona(=O. ona)Aldeido(H-C=O.al)Ester(O-X=O.oato)Acido carboxila(OH-X=O.óico)Etér(-O-.oxi)Fenois(♦-OH.hidroxi) 1C.met 2C.et 3C.prop 4C.but 5C.pent 6C.hex 7C.hept 8C.oct 9C.non 10C.dec ligação(-an=enΞin) (==dien.===trienΞΞdiin) (metil.H3C-X, Etil.H3C-H2C-X).SP3δ.SP2δπ.SPπδπ. CF=ev-(1/2 nºligantes+nºnão ligantes) Pka=(-logKa) Pka < mais forte. Lewis Nº 7(AlBr3 Acido CH3CH2NH2 base BF3 acido HF acido CH3SCH3base)

Calculo I

14-O raio de uma esfera cresce à razão de 3Cm/s. Determine a taxa de variação do volume dessa bola no instante em que o seu raio for 8 cm. V=4 π R^2 dr/dt=3 r = 8
dv/dt=? 1.dv/dt=4π.2R.dr/dt=0 dv/dt=4π.2.8.3 dy/dt=602,88cm³/s
5-Joga-se uma pedra em um lago produzindo ondas circulares cujos raios aumentam a uma razão constante de 0,5m/s. A que taxa esta aumentando a circunferência da onda quando o raio é de 4m? A=π r^2 r=4 dr/dt=0,5 da/dt=?
1.da/dt=π.2π.dr/dt=0 da/dt= 3,4.2.4.0,5 da/dt=(12,56m^2)⁄s
6-Uma escada de 6m de comprimento está apoiada em uma parede vertical. Se a base de escada começa a deslizar horizontalmente, à razão de 0,6m/s, com que velocidade (variação) a escada percorre a parede, quando está a 4m do solo? x= 4,5 A^2=x^2+y^2 6^2=4^2+x^2 x=36-16 x=√20 x=4,5 6^2+x^2+y^2 x^2+y^2=36 2x.dx/dt + 2y.dy/dt=0 2.4,5.0,6+ 2,4dy/dt=0 5,4+ 8dy/dt=0 8dy/dt=-5,4 dy/dt=-5,4/8 dy/dt=-0,67m/s
11-Uma escada de 8m está encostada numa parede. Se a extremidade inferior da escada for afastada do pé da parede a uma velocidade constante de 2m/s, com que velocidade a extremidade superior estará descendo no instante em que a inferior estiver a 3m da parede? X=3 y=7,42 dx/dt=2 dy/dt=? 8^2=x^2+y^2 64=3^2+y^2 y^2=64-9 y^2=√55 y=7,42 2x.dx/dt+2y.dy/dt=0 2.3.2+2.7,42.dy/dt=0 12+14,8= dy/dt dy/dt=-12/14,8=-0,8m/s
8- Uma quantidade de areia é despejada a uma taxa de 10m³/min, formando um monte cônico. Se a altura do monte for sempre o dobro do raio da base, com que taxa a altura estará crescendo quando o monte tiver 8m de altura. V=1/3π.r^2.h v=1/(3 ).π(h/2)^2.h v=1/3.π.h^2.h v=1/12.π.h^3 1.dv/dt=1/12.π.3h^2.dh/dt
10= 1/12 π.3.(8)^2 dh/dt 10=192π.dh/dy 120=192.π.dh/dy 120/602,88=0,199m/min
7-Um incêndio em um campo aberto se alastra em forma de círculo. O raio do círculo aumenta à razão de 1m/min. Determine a taxa à qual a área incendiada está aumentando quando o raio é de 20m. dr/dt=1 da/dt=? R=20m a=πr^2
da/dt=π.2r.dr/dt da/dt=π.2.20.1 da/dt=40πm³/min
12- Enche-se de água um reservatório, cuja forma é de um cone circular reto, a uma txa de 0,1m³/seg. O vértice está a 15m do topo e o raio do topo é de 10m. Com que velocidade o nível h da água está subindo no instante em que h=5m? Tx de 0,1m³/min dv/dt=(0,1m^3)/s dh/dt=? 10/r=15/5 10/r=3 r=3,33
v=1/3.π.r^2.h v=1/3.π.(10/3)^2.h v=1/3.π.100/9.h v=100/27.π.h
dv/dt=100/27.π.1.dh/dt 0,1= 100/27.π.dh/dt 0,1= 314/27.dh/dt 2,7/314=dh/dt dh/dt=0,0085m/s

Delgado.


Informática significa informação automática. Importância busca, coleta, tratar (processar) e disseminar dados.Classificação operação, utilização, era tecnológica Utilização cientifica quando há necessidade de resultados com maior grau de preciso e um baixo volume de E/S de dados Comercial quando há uma menor necessidade de resultados com elevada precisão, mas em contrapartida deve ser assegurado um tratamento rápido e seguro de problemas com um grande volume de E/S. BIT.O termo Bit, que é proveniente das palavras dígito binário, é a menor unidade de medida de transmissão de dados usada na computação. EX lâmpada acessa, lâmpada apagada 1,0,1,0. Sistema Operacional é um programa de gerenciamento ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário. Unidade Central Processamento se dividi em 2. Seção de controle: determina a execução e interpretação das instruções e controla fluxo de dados. Seção aritmética e lógica: recebe os dados da memória para processá-los quando uma instrução. Windows 95 acabou o DOS. Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);De processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou; De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som. De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc).Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador. Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório, ao fato de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não-sequencial, ao contrário de outros tipos de memória. A memória RAM é volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido. A memória ROM (acrónimo para a expressão Read-Only Memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. O microprocessador, popularmente chamado de processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções. Classificação de memórias física (física e lógica)e disponibilidades(on line e off line).entrada Inputà S.Oàmemória principal (seção de controle e seção de aritimerica/lógica àS.O saída output.

D, D, E, C, C, D, B, C,D,D 2,7,8,12

Sejam bem vindos

Lembretes pra todos kkkkkkk
23/10 Etiene Maurice
23/10 Nelma Meireles
25/10 Charles Warley
07/09 Paulo Castro
28/07 Juney